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1 de novembro de 2011

Sessão de atividades físicas / plano para pátio


Plano para pátio

Sessão de atividades físicas

Objetivo: Desenvolver a habilidade de bater bola e aprimorar o trabalho em equipe.
Assunto: Jogos pré-desportivos
P.I. -> A BRUXA
F - Dispersão numa área limitada; no outro lado, ficará a bruxa.
D - a bruxa diz: “A bruxa entra em campo” e sai correndo atrás dos colegas; aqueles que ela tocar ficará enfeitiçado (parado). O encanto desaparecerá e o enfeitiçado libertado, quando um companheiro lhe tocar os joelhos. Nova bruxa será escolhida, depois de enfeitiçar três participantes e assim sucessivamente.
P.P. ->  Jogo da velha humano
Aproveite as oportunidades em que todos os alunos terão que considerar as diferentes possibilidades de realizar uma tarefa, garantindo a participação de cada um. Contar com o apoio necessário é um princípio, e é importante que o papel do parceiro do aluno com deficiência possa ser exercido por todos, que devem se revezar nesta tarefa. No caso de não ser possível bater a bola durante o percurso, podemos sugerir outros desafios pertinentes às possibilidades que cada um apresenta: lançar a bola para seu parceiro e recebê-la de volta ao longo do percurso pode ser uma boa saída. Outra ideia é recolher objetos que lhes são oferecidos por outros componentes durante a trajetória (alguns colegas se organizam ao largo da pista e vão entregando bolas, bandeiras etc., e o aluno deve pegá-los e sustentá-los até o final). Podemos também sugerir que ele faça o percurso apenas segurando o objeto a ser colocado no tabuleiro gigante, enquanto seu parceiro o acompanha batendo a bola. 

D - Desenha com giz um jogo da velha no chão. Peça que as crianças se dividam em duas equipes e separem alguns objetos que possam servir de peças do jogo: chinelos e cadernos, por exemplo. Diga que a proposta é praticar o jogo da velha humano. Disponha no chão os objetos que servirão como peças e explique as regras: uma criança de cada equipe deve andar por determinado percurso enquanto bate a bola e, quando se aproximar de um objeto, precisa abaixar para pegá-lo, mantendo o movimento da bola. Ela deve, então, optar por colocar o objeto em alguma casa do jogo da velha, pensando que o objetivo é alinhar três peças em sequência. 

Avaliação 
Fique atento a aspectos como nível de participação, principais dificuldades encontradas e capacidade de compreensão das regras. Caso perceba que uma equipe está muito mais forte, sugira uma reorganização dos alunos e uma nova partida.

P.F. -> Bola por baixo da ponte.
M - uma bola
F - Os alunos em círculo, de pé. Pernas afastadas, um pé tocando no pé do companheiro ao lado. Tronco flexionado à frente e mãos soltas.
D – A bola é jogada por um colega, com a intenção de que ela passe por entre as pernas de um elemento qualquer do círculo. Os alunos não devem deixar a bola passar por entre suas pernas, mas para isso, devem segura-la, sem sair do lugar. Aquele que conseguir que a bola ultrapasse por debaixo da ponte, conta um ponto para si mesmo e terá o direito de jogar novamente.



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