Plano para
pátio
Sessão de
atividades físicas
Objetivo: Desenvolver
a habilidade de bater bola e aprimorar o trabalho em equipe.
Assunto: Jogos
pré-desportivos
P.I. -> A
BRUXA
F - Dispersão numa área limitada; no outro lado, ficará a bruxa.
D - a bruxa diz: “A bruxa entra em campo” e sai correndo atrás dos
colegas; aqueles que ela tocar ficará enfeitiçado (parado). O encanto
desaparecerá e o enfeitiçado libertado, quando um companheiro lhe tocar os
joelhos. Nova bruxa será escolhida, depois de enfeitiçar três participantes e
assim sucessivamente.
P.P. -> Jogo da velha humano
Aproveite as oportunidades em que
todos os alunos terão que considerar as diferentes possibilidades de realizar
uma tarefa, garantindo a participação de cada um. Contar com o apoio necessário
é um princípio, e é importante que o papel do parceiro do aluno com deficiência
possa ser exercido por todos, que devem se revezar nesta tarefa. No caso de não
ser possível bater a bola durante o percurso, podemos sugerir outros desafios
pertinentes às possibilidades que cada um apresenta: lançar a bola para seu
parceiro e recebê-la de volta ao longo do percurso pode ser uma boa saída.
Outra ideia é recolher objetos que lhes são oferecidos por outros componentes durante
a trajetória (alguns colegas se organizam ao largo da pista e vão entregando
bolas, bandeiras etc., e o aluno deve pegá-los e sustentá-los até o final).
Podemos também sugerir que ele faça o percurso apenas segurando o objeto a ser
colocado no tabuleiro gigante, enquanto seu parceiro o acompanha batendo a
bola.
D - Desenha com giz um jogo da velha no chão. Peça que as crianças se
dividam em duas equipes e separem alguns objetos que possam servir de peças do
jogo: chinelos e cadernos, por exemplo. Diga que a proposta é praticar o jogo
da velha humano. Disponha no chão os objetos que servirão como peças e explique
as regras: uma criança de cada equipe deve andar por determinado percurso
enquanto bate a bola e, quando se aproximar de um objeto, precisa abaixar para
pegá-lo, mantendo o movimento da bola. Ela deve, então, optar por colocar o
objeto em alguma casa do jogo da velha, pensando que o objetivo é alinhar três
peças em sequência.
Avaliação
Fique atento a aspectos como nível de participação,
principais dificuldades encontradas e capacidade de compreensão das regras.
Caso perceba que uma equipe está muito mais forte, sugira uma reorganização dos
alunos e uma nova partida.
P.F. -> Bola
por baixo da ponte.
M - uma bola
F - Os alunos em círculo, de pé. Pernas afastadas, um pé tocando
no pé do companheiro ao lado. Tronco flexionado à frente e mãos soltas.
D – A bola é jogada por um colega, com a intenção de que ela passe
por entre as pernas de um elemento qualquer do círculo. Os alunos não devem
deixar a bola passar por entre suas pernas, mas para isso, devem segura-la, sem
sair do lugar. Aquele que conseguir que a bola ultrapasse por debaixo da ponte,
conta um ponto para si mesmo e terá o direito de jogar novamente.
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