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1 de novembro de 2011

Jogos cooperativos



Estou postando alguns jogos cooperativos,já que precisei pesquisar alguns para meu plano de aula.
 Jogos cooperativos são jogos feitos para unir pessoas, a preocupação não é de ganhar e sim se divertir e de se contrair.
Existem muitos de jogos cooperativos como, por exemplo, amigos de jô, basquete, vôlei, estamos todos no mesmo saco, futebol e outros jogos.
Esses tipos de jogos são utilizados para incrementar a paz no dia-a-dia do participante.
Jogos cooperativos não são apenas jogos que exigem força física, muito pelo contrário, pois jogo da memória, quebra-cabeça e jogos deste gênero também são considerados jogos coorporativos.





1)Passando o Bambolê
Material: vários bambolês
Fazendo a atividade: formação de um grande círculo com os alunos de mãos dadas com o bambolê entre os braços de dois alunos que terão de passar o bambolê sobre o corpo sem soltar as mãos.
O professor para dificultar ainda mais, deverá ir colocando aos poucos mais bambolês no espaço livre para que os alunos passem os bambolês sem deixar o outro bambolê que vem atrás acumular.
VARIAÇÂO: dividir os alunos em dois ou três grupos com o bambolê nos braços de dois alunos. Os alunos deverão passar o bambolê, sem soltar as mãos até chegar no lugar que ele estava. Vence a equipe que conseguir dar 5 voltas primeiro.

2)Cabo de Guerra 
O professor divide as equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar no espaço riscado no chão do seu lado. Ganha quem marcar três pontos primeiro. Obs: trocar as equipes nas cordas sendo que todas as equipes joguem umas com as outras.
VARIAÇÃO: Fazer cabo de guerra sem corda, com os primeiros alunos da fila (conforme a foto) segurando as mãos e os demais segurando na cintura.

3)Carangueijobol 
O professor divide os alunos em duas equipes. Os alunos são colocados em seus repectivos campos e dentro da área de gol e só poderão se movimentar em 4 apoios. A bola é colocada no centro da quadra e ao sinal do professor, ambas as equipes saem na posição de quatro apoios em direção a bola que está no centro da quadra. O objetivo é marcar gol no time adversário. Não podendo colocar a mão na bola(somente o goleiro pode).
As regras são as mesmas do futsal. Essa atividade exige muitos dos musculos inferiores e posteriores, portanto é necessário um alongamento mais amplo.

4)Nó Humano 
Formação: alunos divididos em grupos de no máximo 9 alunos.
O professor pede para que os alunos do grupo fiquem em círculo e todos os alunos devem dar as mãos um aos outros entrelaçando as mãos. Nenhum aluno pode dar as mãos ao aluno do lado e também não pode segurar nas mãos da mesma pessoa. Termina a atividade quando os alunos do grupo, sem soltar as mãos formarem um círculo.
Essa atividade é ideal para o início do ano e serve para o professor conhecer quem é o líder do grupo, aquele que lidera as ações, conhecer o aluno mais acomodado, aquele que não toma nenhuma iniciativa e conhecer aquele aluno ‘malandrinho’, aquele que quando o professor não está olhando, ele solta as mãos ou da um jeitinho de levar vantagem.

5)Vaqueiro Laçador 
Formação inicial: Alunos espalhados pela quadra, o professor coloca no fundo da quadra, diversos bambolês. Escolhe um aluno que será o Vaqueiro que colocará um bombolê na cintura(simbolizando o cavalo) e o outro bambolê na mão (simbolizando uma corda). Ao sinal do professor, o aluno(vaqueiro) sai em perseguição aos demais alunos (conforme a foto). Assim que algum aluno for laçado, este deve pegar dois bambolês que estão no fundo da quadra e se torna vaqueiro, ajudando o primeiro na captura dos demais. Termina a atividade, quando todos forem capturados.

6)Zigue-Zague
Alunos divididos em dois grupos, com número igual de alunos e em fileira. Os alunos deverão ficar com os pés afastados um do outro e encostado no pé do aluno ao lado (conforme a foto). Dado o sinal do professor, o primeiro aluno de cada equipe tem que se abaixar, e em 4 apoios deve passar por baixo das pernas do companheiro fazendo o zigue-zague. Somente quando o primeiro aluno chegar no último aluno da fileira e ficar na posição dos demais é que o próximo da fila continua a atividade. 

7)Bola por Cima, Bola por Baixo
Alunos dispostos em duas colunas, sendo o primeiro aluno de cada equipe com uma bola nas mãos.
1)Ao sinal do professor o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça com as duas mãos até chegar ao último da fileira que deverá pegar a bola e correr até a frente e dar seqüência a atividade. 2)Assim que todos os alunos completarem a tarefa, o professor deve pedir para que todos fiquem de pernas afastadas e devem passar a bola por baixo de mão em mão, até que todos completem a tarefa. 3) na terceira etapa, o primeiro aluno da fileira deve passar a bola por cima da cabeça, o segundo aluno deve pegar a bola em cima e passar por baixo, o terceiro deve pegar embaixo e passar por cima e assim sucessivamente até que todos completem a prova.

8) Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota
Deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue, zigue, zá
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue, zigue, zá

Formada a roda, as crianças permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita. Ao ritmo da música, marcando os tempos fortes, iniciam a brincadeira de passar o objeto que têm na mão direita para o vizinho da direita, e receber com a mão esquerda o objeto do vizinho da esquerda (se estiver de pé), trocando-o rapidamente de mão. Quando o jogo é feito sentado (geralmente em torno de uma mesa), pode-se usar somente a mão direita, largando-se o objeto sempre à frente do vizinho da direita.
Faz-se movimentos conforme a letra:
Escravos de Jó jogavam caxangá (vai passando para o colega ao lado o objeto que foi posto à sua frente ); Tira (levanta o objeto), bota(põe na sua frente na mesa), deixa ficar (aponta para o objeto na frente); Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passa seu objeto para o colega ao lado), zigue (volta o objeto para sua frente), zá (passa seu objeto para o colega).
Observação: Vão saindo da roda aqueles que se perderem no ritmo, ou passarem mal o objeto. Para super cobras no jogo, pode ser tentada uma rodada especial invertendo o sentido da brincadeira (para a esquerda).



9)Atravessar a Ponte
Dispôr uma tábua de 25 cm de largura e alguns metros de comprimento a alguns centímetros do chão.
Distribuir os jogadores de pé sobre a tábua (o número de jogadores depende do comprimento da tábua). Dividi-los ao meio e atribuir uma t-shirt, um boné ou uma fita de cor que os diferencie em dois grupos: os da metade direita e os da metade esquerda da ponte.
Pedir para que, sem pôr o pé no chão, os jogadores se desloquem sobre a ponte de modo a que, os que estão na metade esquerda passem a ocupar a metade direita e vice-versa.



10)Bandeira da Paz
(Boa sugestão para encerrar uma sessão de Jogos Cooperativos)
Pode ser feita em papel ou em tecido, conforme for para fixar num painel ou para içar num mastro.
Começa-se por pintar um Sol no centro da bandeira. Cada participante pinta o contorno da sua mão à volta desse Sol, de forma que este fique rodeado de mãos (voltadas para fora como se os dedos fossem raios do Sol). O contorno de cada mão deve sobrepôr um pouco o contorno da antecedente, para que fiquem todas ligadas.
Depois de desenhar a sua mão, cada participante escreve por baixo desta o seu nome. No topo poder-se-á escrever "Dia dos Jogos Cooperativos" e em baixo o nome do lugar onde se realizam os jogos e o Grupo ou seção que os promoveu.



11)Bola de Ping Pong
Material:nenhum 
Desenvolvimento:Todos os participantes espalham-se pelo recinto. Um dos jogadores fica de fora e inicia o jogo ao pulos a cantar a música da bola do ping– pong. Quando o participante diz “e si ti toco , toco, toco, toco, toco”, este toca com a mão na cabeça de um dos colegas, o qual deverá proceder de igual modo. 
Assim que todos os participantes tiverem a cantar e aos saltos acaba o jogo.


12)Carrosel
Para jogar este jogo é necessário haver um número de participantes de quatro em diante. Os jogadores formam um círculo alternando um de pé com um deitado. Os que estão deitados unem os pés no centro do círculo, agarram as mãos dos que estão em pé e esticam-se levantando as costas a uns 30 cm do chão. 
O carrossel começa então a dar voltas numa só direcção; os jogadores suspensos mantêm os corpos rígidos e vão sendo arrastados pelos companheiros que giram sempre na mesma direcção. Ao princípio o carrossel vai lentamente, ganhando velocidade progressivamente.
Ao fim de algum tempo, invertem-se os papéis.
A estratégia pode ser dinâmica, tocando continuamente nos balões para que se mantenham no ar, ou mais estática, encontrando uma forma de os segurar entre os participantes.
O jogo pode ser repetido com outros elementos e com maior número de participantes.
As estratégias de transporte também são livres: caminhar dois a dois com o objecto frente a frente; ombro com ombro; peito com peito; traseiro com traseiro; anca com anca; etc. Logo que os objectos tenham sido passados, trocam-se os pares e continua-se o jogo.
O jogo pode realizar-se depois com grupos de mais elementos e também se podem introduzir novas regras.

13)Continue a musica
Material: imaginação
Desenvolvimento:O jogo começa com a música normal quem conhece a música do elefante que incomoda muita gente, a diferença é que em vez de ser 2 elefantes, é trocado por outro animal e assim por diante e não vale o mesmo animal duas vezes.

14)Cooperação com Letras
Os jogadores trabalham aos pares ou em grupos de 3.
Pede-se aos jogadores para formarem letras, verticalmente ou horizontalmente, com o corpo de pé, de joelhos ou deitados no chão.
Tentar formar palavras com todos os participantes – que tal a palavra "cooperação"?

15)Dança Minada
Material:balões.
Desenvolvimento:E vamos a bailar a sevilhana olé!!!
Este é um jogo composto por pares em que cada par terá um balão debaixo da sua camisola em posição de dança. Ao som da música terão de mover-se e quando o monitor der sinal estes terão de ir ao encontro de outros pares “comprimindo” os outros pares para tentar arrebentar com os balões dos adversários. Ganha o par que ficar no fim sem os balões arrebentados.

16)Duas Ilhas
Marcar no chão o contorno de duas áreas que irão representar duas ilhas (ou dispôr dois tapetes no chão), distanciadas de uns 3 metros. Dividir os participante por estas duas áreas. A cada grupo atribui-se uma tábua (ou cartão) de cerca de 25 cm de largura por um metro e meio de comprimento.
Explica-se aos jogadores que em cada uma das ilhas há só um determinado tipo de alimento e que os seus habitantes estão saturados de comer sempre o mesmo, por isso querem trocar de ilha. Porém, não existe nenhuma ponte a ligar as duas ilhas e elas são demasiado distantes para se nadar de uma para a outra.
- Pede-se aos jogadores para se deslocarem todos da ilha onde estão para a outra, usando as tábuas como pontes, sem caírem à "água". Se alguém cai à "água" terá de voltar ao ponto de partida.
- Dar uma corda aos jogadores e pedir que encontrem outras estratégias para resolver a situação.
- Criar uma terceira ilha a cerca de 5 metros de distância da anterior. Repetir o jogo.

17)Explusão
Material:fio (barbante), balões 
Desenvolvimento:Cada monitor deverá ter amarrado em si dois ou mais balões cheios.
Ao ser dado o sinal de partida, os participantes deverão correr atrás dos monitores, e tentar estourar os balões que se encontra na sua cintura. Cada participante terá direito de arrebentar apenas um só balão.

18)Ilha deserta
Os participantes formam uma roda, pondo-se de pé em cima de cadeiras ou bancos. Estes representam ilhas desertas no meio do oceano.
Informa-se os jogadores que o objectivo é disporem-se segundo a ordem alfabética dos seus primeiros nomes, a partir de um ponto da roda. No entanto a deslocação de uma ilha para a outra tem uma regra: aquele oceano tem tubarões e outros animais marinhos perigosos, pelo que ninguém deve tocar no chão.

19)Jogo das Cadeiras
Este é o tradicional jogo das cadeiras, em que os jogadores se deslocam à volta de um grupo de cadeiras ao som de uma música e, de repente, quando a música pára, têm de se sentar. Mas aqui, as regras são diferentes. 
Em lugar de se eliminar o jogador que não se conseguiu sentar numa cadeira, impõe-se a condição de este não ficar com os pés no chão. Resultado, ele terá de se sentar ao colo de outro jogador. Cada vez que pára a música, é retirada uma cadeira. Então, à medida que o número de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para se poderem equilibrar todos sobre a(s) cadeira(s) respeitando a regra de não ter os pés no chão. Todos saem vencedores e se divertem muito.

20)Levantar Balões
Depois de encher um conjunto de balões com ar, pede-se aos participantes para formarem um grupo de três elementos. O objectivo é que os jogadores mantenham fora do chão o maior número possível de balões quando soar uma campainha (2 ou 3 minutos depois de o jogo começar).
A estratégia pode ser dinâmica, tocando continuamente nos balões para que se mantenham no ar, ou mais estática, encontrando uma forma de os segurar entre os participantes.
O jogo pode ser repetido com outros elementos e com maior número de participantes.
As estratégias de transporte também são livres: caminhar dois a dois com o objecto frente a frente; ombro com ombro; peito com peito; traseiro com traseiro; anca com anca; etc. Logo que os objetos tenham sido passados, trocam-se os pares e continua-se o jogo.
O jogo pode realizar-se depois com grupos de mais elementos e também se podem introduzir novas regras.

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