COMPANHEIROS ÁGEIS
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e agilidade
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: círculos
Organização: círculo A e B a uns 3 a 5 metros de distância
um do outro. Alunos de mãos dadas (de cada círculo). Os alunos do círculo A
terão seu par no círculo B, e vice-versa.
Execução: os alunos de mãos dadas se deslocarão saltando.
Ao sinal os dois círculos se dissolvem a cada aluno procura o seu par e ambos
tomam posição de cócoras. O último par a se encontrar pagará prenda.
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez, percepção, rápida reação, atenção
LOCAL: Ar livre
Formação: livre
Organização: dizer ao ouvido de cada um, o nome de um
animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por
meio de vozes do respectivo animal.
QUEM ANDARÁ MAIS DEPRESSA?
IDADE: 10 anos
OBJ. ESP.: Destreza e rapidez
LOCAL: Pátio ou quadra
Formação: colunas
Organização: 2 colunas sentadas atrás de uma linha
demarcada, a um metro de distancia uma da outra.
Execução: quando o professor disser o nome de um objeto ou
local, os alunos se levantarão e caminharão rápido (marcha atlética) tocarão
com a mão o que foi pedido e voltarão a posição inicial.
CASA DO CACHORRO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos,
sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos
afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à
sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.
CABEÇA PEGA RABO
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Perspicácia
LOCAL: Pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, 2 ou mais colunas, segurando na
cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros alunos das colunas
tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando. Não
poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo, por
último.
PISCAR
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Habilidade de comunicar-se através de sinais,
atenção, rapidez de reação
Formação: círculo
Organização: dispõe-se várias cadeiras em círculos, em
cada uma, senta-se um aluno. Atrás de cada cadeira fica outro colega, tendo as
mãos no encosto da mesma
Execução: ao sinal, o aluno sem companheiro piscará a um
dos sentados que tentarão mudar para a cadeira do que piscou, sendo que será
impedida sua saída, se for tocada nos ombros. Se abandonar a cadeira, a
brincadeira prosseguirá.
COCADA
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Habilidade manual, reflexo, espírito de equipe
MATERIAL: Faixas, bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua
equipe. Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois
círculos, intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares
fora, passa-se a bola aos companheiros de equipe).
BATATA QUENTE
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rapidez de movimentos, visão
MATERIAL: Lenço
LOCAL: Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata
quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata
quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez
possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o
aluno que arremessou.
BOLA CRUZADA
IDADE: 7 a 9 anos
OBJ. ESP.: Habilidade motora, espírito de equipe, reflexo.
MATERIAL: Faixas e Medicine Ball (bola pesada)
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: fileiras
Organização: 2 a 2 frente a frente. Os adversário de uma
fileira se intercalam na fileira do outro.
Execução: ao sinal passa a bola em zig-zag para os
companheiros da outra fileira. A bola vai e volta. Ao chegar ao ponto de
partida marca um ponto de partida. Vencerá a equipe que tiver maior nº de
pontos dentro de um tempo determinado.
IDADE: 8 anos
OBJ. ESP.: Atenção e agilidade
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos
do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O
círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as
mãos. O que sobrar pagará a prenda.
ENGANAR, LANÇAR
IDADE: Mais ou menos 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção e concentração
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: semi-círculo
Organização: os alunos em semi-círculo com os braços
cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um
companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas engano, não poderá
descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também
iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o
último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do
semi-círculo.
CARA COM CARA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Sociabilidade entre os colegas, rapidez de
reação, reflexão
LOCAL: Pátio, quadra
Formação: círculos concêntricos
Organização: alunos em círculos, 2 a 2 um no meio
Execução: o aluno do centro dirá: cara a cara, ombro com
ombro, frente com frente, costa com costa... trocar. Os alunos aos pares
executarão a ordem dada no momento que o do centro falar: “trocar”. Os do
círculo do centro trocarão e o que deu a ordem procurará se colocar no lugar de
um companheiro.
AVIÃO PEGADOR
IDADE: 7 anos em diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Equilíbrio, poder ativo, imitação
LOCAL: Quadra e gramado
Formação: livre
Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será
o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá tocar os
companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços
elevados lateralmente.
A BOLA DO GUARDA
IDADE: 8 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, rapidez
MATERIAL: Bola
LOCAL: Quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculos um ao centro com a bola
Execução: ao sinal, o que está no centro, atira a bola
para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu
encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr
apenas dentro do círculo.
JOGO DOS SÓCIOS
IDADE: 9 em diante
OBJ. ESP.: Sincronização de movimentos, atenção,
observação de ordens
MATERIAL: Saquinho de areia
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante)
de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam
são sócios.
Organização:
Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos,
obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando
um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair
do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.
MARCHA DOS JORNAIS
OBJ. ESP.: Flexibilidade, coordenação de movimentos
MATERIAL: Folhas de jornal
LOCAL: Quadra, pátio, gramado
Formação: fileiras
Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos
de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha
de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente
a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que
ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim
prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do
percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.
BOLA FUGITIVA
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Rápida reação
MATERIAL: Bola
LOCAL: Gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculos de pernas afastadas e mãos nos
joelhos, tendo posse de bola
Execução: ao sinal, o aluno do centro jogará a bola a um
dos companheiros fazendo com que passe por entre as pernas. Este tentará impedir
com as mãos a passagem da bola. Se a bola passar, este aluno sairá do círculo.
TRANSMITIR O RECADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Decifrar enigmas, astúcia
Formação: 3 fileiras
Organização: 2 fileiras frente a frente, uma em cada
extremidade do gramado, formando a equipe A. Entre as mesmas, no centro, em
fileiras, a equipe B. o professor dará um enigma a uma das fileiras da equipe
A. Estes todos (A1) saberão o provérbio
Execução: ao sinal a fileira A1 tentará transmitir à A2 o
provérbio sendo impedida pela equipe B.
BOLA AO CÍRCULO
IDADE: 7 anos em diante
OBJ. ESP.: Agilidade, honestidade, rapidez de reação
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra e pátio
Formação: Círculos
Organização: dois círculos distantes 3 m um do outro. Será
designado um aluno em cada círculo para serem os iniciantes do jogo, estando os
mesmos com a bola na mão
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