OLHO MÁGICO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.
ATIVIDADE
A professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através do buraco.
OBJETIVO
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
ORDENS CONTRÁRIAS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição horizontal e dar ordens para as crianças, porém as crianças devem fazer exatamente o contrário que o condutor mandar, se alguma criança obedecer a ordem será eliminada.
OBJETIVO
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
PALAVRA CHAVE
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma história, todas as vezes que está palavra for dita as crianças deverão bater palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
PALAVRA SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3 tentativas ele não descobrir a palavra secreta.
OBS: Se a classe for muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
PALAVRAS AO VENTO
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros alunos deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele terminar, cada aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para cada aluno que acertar marcará um ponto, se caso ninguém acertar, o aluno não passa a sua vez e continua a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o próximo.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
PALAVRAS ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS NA SEQUÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera o fim para retornar.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Sequência.
PALAVRAS PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será: não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: Este objeto serve para pintar ? As crianças deverão tentar adivinhar dizendo os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera, pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que tiver mais pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Linguagem oral.
PASSAGEM PELOS VÃOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.
ATIVIDADE
O condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância uma da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta paralela. Os jogadores deverão jogar a bola rastejando no chão e tentar não atingir as garrafas de plástico, as crianças que conseguirem mais vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.
PÁSSAROS EM FUGA
IDADE = 5 a 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve dispor as crianças em círculo, deixando 5 integrantes dentro do círculo, que serão os pássaros. As crianças devem rodar cantando uma música, quando esta terminar os pássaros deverão tentar fugir e os integrantes da roda não podem deixar, os pássaros tentarão sair por debaixo dos braços de seus colegas. Quando todos estiverem livres a brincadeira recomeça com outros pássaros.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial;
- Agilidade.
PASSEIO HISTÓRICO
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Papel, material coletado em um passeio.
ATIVIDADE
O professor antes do passeio deverá pedir para que as crianças coletar objetos(papéis, ingressos, embalagens de doces, sorvetes). No dia seguinte, o professor deverá trazer revistas ou fotos com meio de transportes e montar com as crianças um livro contando a história do passeio. Procurar nas revistas o meio de transporte que foi utilizado para o passeio, se houve outro tipo de meio de transportes, quais os alimentos que comeram, colar os ingressos, as embalagens de produtos ou alimentos adquiridos nos passeios, etc....
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção aos fatos;
- Imaginação;
- Pensamento crítico;
- Reconhecimento de palavras a primeira vista;
- Escolher e classificar;
- Atenção.
PASSO A PASSO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
A professora colocará os alunos sentados no chão e depois ela marcará no chão um sinal e pegará um aluno por vez e fará com que ele dê passos até um ponto visível para todos como por exemplo: um banco, uma árvore, o bebedouro, etc..., cada aluno deverá contar quantos passos deu até chegar no local indicado, depois a professora deverá fazer um comentário por que alguns alunos deram mais passos que os outros? Por que o mesmo aluno deu mais ou menos passos quando mudou do local indicado, etc...
OBJETIVO
- Seqüência;
- Contar;
- Analisar distâncias;
- Observação;
- Concentração;
- Pensamento lógico.
RODANDO O SAQUINHO
IDADE = 3 a 7 anos
MATERIAL = Um saquinho de areia
ATIVIDADE
O condutor vai dispor as crianças em roda, uma delas ficará com o saquinho de areia e uma outra ficará fora da roda e de costas para as outras, essa cantará uma música e a criança que está com o saquinho começará a passar o saquinho para o seu colega seguinte e assim sucessivamente até que a música termine, a criança que terminar com o saquinho na mão deverá pagar uma prenda e ocupar o lugar do cantor.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação;
- Percepção auditiva;
- Observação;
- Destreza manual;
- Sequência.
SACO SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra não marcará nada.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
SELECIONANDO INFORMAÇÕES
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Cartolina, cola, revista e tesoura.
ATIVIDADE
A professora irá elaborar uma vez por semana com as crianças cartazes diferentes, classificando-os de acordo com a necessidade do seu planejamento, ela poderá pedir em um dia que eles procurem por frutas, na outra por tipos de flores, em outra vez tipos de pessoas diferentes. É uma atividade que dá para variar de várias formas ampliando a visão das crianças.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Coordenação motora;
- Percepção visual;
- Pensamento crítico;
- Separação;
- Classificação;
- Observação;
- Atenção.
SEM TERRA
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Fita crepe
ATIVIDADE
O condutor fará um retângulo grande no chão, colocará as crianças sentadas de costas uma pra outra dentro do círculo, ao sinal as crianças tentarão colocar os colegas para fora da demarcação de retângulo que se denominará terreno as crianças que saírem do limite marcado sairão do jogo e o último que ficar será o dono do terreno.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer formas;
- Força;
- Atenção;
- Coordenação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário