CACHORRO E GATO CEGO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Audição, atenção
MATERIAL: Lenços
LOCAL: Sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o
centro; um será o cachorro e outro o gato. Veda-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o
cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
QUAL O PERFUME?
IDADE: 9 anos em
diante
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Desenvolver o olfato
MATERIAL: Frutas, perfumes, loções, etc
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos, sendo que um irá para o
centro com olhos vendados
Execução: o professor dará ao alunos do centro para
cheirar o perfume e dirá: - deverás reconhecer este aroma entre outros que vou
te dar. Em seguida dará alvejante, etc... Este deverá identificar, entre outros
qual foi o primeiro, etc.
TOCAR O CEGO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Desenvolvimento-perspectivo
LOCAL: Ar-livre, salão
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo. Ao centro, um
colega de olhos vendados
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o
ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará
adivinhar quem o tocou.
COM QUEM ESTARÁ A BOLA?
IDADE: 9 anos
OBJ. ESP.: Atenção, perspicácia
MATERIAL: Bola
LOCAL: Pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno
sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e ao
sinal do professor coloca as mãos para trás escondendo a bola. O aluno que está
no centro, abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar
repete o jogo.
GARRAFA MÁGICA
IDADE: 8 anos em
diante
OBJ. ESP.: Desenvolver a imaginação
MATERIAL: Uma garrafa
LOCAL: Sala, pátio
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta
parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar
uma tarefa determinada pela turma ou professor.
COMER A MAÇÃ
IDADE: 9 anos em diante
OBJ. ESP.: Controle Emocional
MATERIAL: Maçã
LOCAL: Quadra, pátio
Formação: fileiras
Organização: em fileiras, tendo na frente das mesmas, maças
penduradas
Execução: ao sinal procurar morder a maçã que lhe
corresponde, sem segura-la, dentro de um tempo determinado. Vencerá a fileira
que obtiver maior número de pontos, por mordida, ou que morder a maçã primeiro,
ou ainda o que comer a maçã primeiro.
O CACHORRO E O OSSO
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção, audição
MATERIAL: Qualquer objeto
LOCAL: pátio, gramado
Formação: círculo
Organização: os alunos em círculos. Um sentado ao centro
tendo olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o
osso”
Execução: dado o sinal, o professor indicará um dos alunos
no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o
cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor
indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e
tenta adivinhar.
O MICO
IDADE: 7 anos em
diante
OBJ. ESP.: Atenção, agilidade
MATERIAL: Bolas
LOCAL: Quadra, gramado, pátio
Formação: círculo
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se
defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “MICO”
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola
passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim
sucessivamente. As bolas são passadas, o objetivo é fazer com que uma bola
alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que
isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cais a bola deve recuperá-la sozinho e
voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado
interrompes-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser
substituído.
ESTALINHO
OBJ. ESP.: Coordenação motora, ritmo, atenção
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculo
Organização: alunos numerados seguidamente formando um
círculo na posição “sentados”. Todos iniciam o jogo batendo duas vezes e
estalando os dedos uma vez na mão direita e outra esquerda.
Execução: um aluno ao estalar os dedos da mão direita diz
seu número e ao estalar da mão esquerda, chama um número correspondente, a um
companheiro. Aquele que for chamado continuará o jogo dizendo o seu número e
chamando outro. Quem errar e quem chamar o número que já saiu, também irá sair.
ELEFANTE VOA?
IDADE: 7 anos
OBJ. ESP.: Atenção
LOCAL: Sala, quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos
voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços.
Ex.: Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano
pagará prenda no final.
JOGO DO PUM
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Atenção e pronta reação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos na posição sentados
Execução: os alunos numerando-se seguidamente, mas
chegando ao número 7 deverá dizer: PUM, substituindo-os. O aluno que demorar em
falar ou não substituir o número por Pum deixará o jogo toda vez que errar. O
jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.
DESCOBRIR O QUE ESTÁ MUDADO
IDADE: Todas
OBJ. ESP.: Memória, perspicácia, observação
LOCAL: Ar livre e sala
Formação: círculos
Organização: pede-se a um aluno que deixe o local e faz-se
algumas modificações
Execução: quando o aluno voltar o grupo começará a contar
aumentando ou diminuindo a intensidade do canto à medida que ele se aproxima ou
afasta do que mudou.
AI VAI O GANSO
IDADE: 7 anos em
diante
OBJ. ESP.: Desenvolver os sentidos, memória
LOCAL: Pátio e quadra
Formação: fileira
Execução: o primeiro virando para o
seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?” Ao que o
primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A pergunta
será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as fileiras.
JOGO DO LIMÃO
IDADE: 6 anos em diante
OBJ. ESP.: Ritmo, Atenção
MATERIAL: Limão
LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado
Formação: círculo
Organização: alunos sentados em círculo, tendo um, posse
de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu
limão, meu limoeiro... ao mesmo tempo
passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse
do limão será eliminado.
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