Páginas

1 de novembro de 2011

Jogo da velha humano

Objetivos 
- Desenvolver a habilidade de bater bola. 
- Aprimorar o trabalho em equipe. 
Flexibilização 
Aproveite as oportunidades em que todos os alunos terão que considerar as diferentes possibilidades de realizar uma tarefa, garantindo a participação de cada um. Contar com o apoio necessário é um princípio, e é importante que o papel do parceiro do aluno com deficiência possa ser exercido por todos, que devem se revezar nesta tarefa. No caso de não ser possível bater a bola durante o percurso, podemos sugerir outros desafios pertinentes às possibilidades que cada um apresenta: lançar a bola para seu parceiro e recebê-la de volta ao longo do percurso pode ser uma boa saída. Outra ideia é recolher objetos que lhes são oferecidos por outros componentes durante a trajetória (alguns colegas se organizam ao largo da pista e vão entregando bolas, bandeiras etc., e o aluno deve pegá-los e sustentá-los até o final). Podemos também sugerir que ele faça o percurso apenas segurando o objeto a ser colocado no tabuleiro gigante, enquanto seu parceiro o acompanha batendo a bola. 
Desenvolvimento 
Desenhe com giz um jogo da velha no chão. Peça que as crianças se dividam em duas equipes e separem alguns objetos que possam servir de peças do jogo: chinelos e cadernos, por exemplo. Diga que a proposta é praticar o jogo da velha humano. Disponha no chão os objetos que servirão como peças e explique as regras: uma criança de cada equipe deve andar por determinado percurso enquanto bate a bola e, quando se aproximar de um objeto, precisa abaixar para pegá-lo, mantendo o movimento da bola. Ela deve, então, optar por colocar o objeto em alguma casa do jogo da velha, pensando que o objetivo é alinhar três peças em sequência. 

Avaliação 
Fique atento a aspectos como nível de participação, principais dificuldades encontradas e capacidade de compreensão das regras. Caso perceba que uma equipe está muito mais forte, sugira uma reorganização dos alunos e uma nova partida.

Nenhum comentário: