2 de novembro de 2011
Jogos e brincadeiras
SEQUÊNCIA
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Bolas para fazer colar 2 cores (grandes) e fio de naylon.
ATIVIDADE
A professora fará com as crianças colares de contas alternando as cores. Por exemplo: uma vermelha e uma branca, dependendo da idade a professora poderá fazer com miçangas e com mais cores.
OBJETIVO
- Alternar cores;
- Observação;
- Percepção visual;
- Contagem;
- Atenção;
- Padrões;
- Coordenação visual e manual.
STOP
IDADE = A partir de 9 anos
MATERIAL = Papel e caneta
ATIVIDADE
Cada aluno deverá ter em mãos uma folha de papel e uma caneta. Deverão fazer 10 colunas, cada uma com o seguinte item: nome, cor, carro, flor, cidade, país, cigarro, animais, frutas e marcas. Um aluno deverá dizer uma letra e todos tentarão achar palavras com essa letra que se encaixe em todos os itens do papel, quando alguém terminar deve dizer "STOP", após isso ninguém mais poderá escrever. Todos deverão dizer as palavras que escreveram se não houver palavras de um item repetidas os jogadores somarão 10 pontos e a cada palavra repetida 5 pontos. Para recomeçar outro aluno escolherá outra letra, nunca poderá ser repetida uma letra. O jogador que somar mais pontos ganhará o jogo.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Memória;
- Rapidez;
- Vocabulário.
TÁ QUENTE E TÁ FRIO
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Objetos variados
ATIVIDADE
O condutor deve pedir aos participantes que saiam da sala ou que fechem os olhos, quando tudo estiver ok, o condutor deve esconder o objeto sem que eles vejam, após ter escondido deve pedir para que todos retornem e procurem o objeto o condutor vai ficar observando o grupo e dizer se estão quente (perto do objeto) ou frio (longe o objeto). Quem achar ganha o direito de esconder o objeto novamente.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Atenção;
- Observação;
- Motricidade ampla;
- Chegar à conclusões.
TEATRO DOS SACOS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Saco de papel, canetas hidrocor, lantejoulas, lã, cola, tesoura e papéis coloridos.
ATIVIDADE
As crianças deverão confeccionar suas próprias máscaras, usando muito a criatividade, depois de todas feitas as crianças deverão fazer um teatro (com a orientação da professora), se a classe for numerosa deverá se dividir em grupos. As histórias devem ser curtas e elaboradas pelas próprias crianças, a professora deve apenas orientar.
OBJETIVO
- Imaginação;
- Integrar a sala;
- Desenvolve a pintura e o desenho;
- Aquisição de linguagem;
- Motricidade fina;
- Pensamento crítico.
TELEFONE SEM FIO
IDADE = 4 a 8 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O condutor deve formar uma fila, a primeira criança deve falar uma frase no ouvido do colega do lado e esse deve fazer o mesmo e assim sucessivamente até que chegue no último da fila. Quando chegar no último da fila o primeiro deve falar a frase que ele disse e o último falar o que chegou até ele. Está frase sempre se modifica durante o caminho.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Desenvolvimento da fala.
TELEVISÃO ENGRAÇADA
IDADE = A partir dos 5 anos
MATERIAL = Caixa de papelão, tesoura, cabos de vassoura, tampas de garrafa e cola.
ATIVIDADE
O professor deverá construir a televisão. Corte um retângulo para ser a tela, dos lados da caixa faça 2 buracos (um em cima e o outro embaixo), para colocar os cabos de vassoura. Peça para as crianças desenharem uma história, cada folha deverá ter uma imagem que será seqüência das anteriores, depois da história montada com a ajuda do professor a criança irá colar as folhas na seqüência e depois colá-las firmemente Nos cabos de vassoura(as pontas da história), que servirão como manivelas para rodar a história é interessante que cada criança produza sua história e que a conte para os colegas.
OBJETIVO
- Estimula a criatividade;
- Imaginação;
- Percepção visual;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Aquisição de linguagem;
- Sequência.
TEMAS DE DESENHOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor escolherá uma criança e pedirá para que ela faça a mímica de um desenho animado, as outras crianças deverão adivinhar qual o nome do desenho que a criança está tentando representar. A criança que adivinhar ganhará um ponto e será a próxima a fazer a mímica.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Compreensão.
TIRO NO ESCURO
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Bola
ATIVIDADE
As crianças deverão se dispor da maneira que quiserem, uma criança ficará de costas para o restante da turma e com a posse da bola, ao sinal do condutor ela arremessará a bola aos colegas, um deve pegar a bola e imediatamente tanto ele como todos os outros colegas deverão colocar as mãos para trás para confundir o arremessador e ele tentará adivinhar quem está com ela, se acertar ganha um ponto, se errar paga uma prenda.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Coordenação motora ampla;
- Coordenação visomotora;
- Observação;
- Atenção.
TRABALHANDO O SENTIDO DA AUDIÇÃO
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Uma venda para olhos, um toca fita, uma fita gravada com vários sons e vários objetos.
ATIVIDADE
Uma criança ficará de olhos vendados, o condutor ligará o som que poderá ter os sons da natureza como: vento, chuva, trovão, etc.; som de muitas vozes, batidas de instrumentos, etc.; ou então dentro do próprio ambiente o professor poderá bater palmas, derrubar objetos como: lápis, bola, moeda, livro, etc.. Se a criança acertar ganhará um ponto e dará a vez a outra criança, se errar dará a vez a outro do mesmo jeito, porém não ganhará ponto.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Percepção auditiva;
- Linguagem oral;
- Atenção.
TRABALHO EM GRUPO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Cartaz de pregas, figuras de crianças fazendo tarefas, cartões com todos os nomes de alunos e cartões com os dias da semana.
ATIVIDADE
O professor trará já pronto o cartaz de pregas, os cartões com os dias da semana e os nomes dos alunos e as ilustrações. O professor montará de acordo com a quantidade de alunos e tarefas a serem realizadas, as tarefas podem ser: recolher as agendas, distribuir folhas com atividades, distribuir material (canetinha, giz, lápis), limpar as mesas, recolher os lixos, entre outras tarefas. As crianças adorarão esta atividade e se sentirão úteis em fazer algo. Todos os dias o professor deverá mudar as tarefa e os alunos para que não se cansem do seu trabalho e aprendam a realizar os outros.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Percepção visual;
- Identificação das tarefas;
- Reconhecimento do próprio nome;
- Importância de sua ajuda;
- Observação;
- Atenção;
- Reconhecimento dos dias da semana.
TRANSPORTANDO CONFETES
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Confetes, pratos e canudos
ATIVIDADE
O professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes e outro vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos e transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.
UTILIZANDO O TATO PARA RECONHECER FIGURAS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Um saco de pano grande, vários tamanhos das figuras geométricas básicas (triângulo, círculo, retângulo, quadrado).
ATIVIDADE
A professora colocará todas as figuras dentro do saco e pedirá para cada criança em sua vez apalpar a figura dentro do saco e dizer qual figura que é, se acertar ganhará um ponto, se errar pagará uma prenda escolhida pelos colegas.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Reconhecer as formas;
- Percepção tátil;
- Atenção.
VAMOS ÀS COMPRAS
IDADE = 6 anos em diante
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Uma criança deve começar a brincadeira dizendo que ela precisa fazer compras e todas coisas que ela tem que comprar deve começar com uma determinada letra, por exemplo: preciso comprar peixe, a criança seguinte tem que falar outra palavra que comece com a letra p (pregos, pasta, porca, etc...) e assim consequentemente. A criança que não conseguir continuar, será eliminada.
OBJETIVO
- Integração do grupo;
- Reconhecimento das letras do alfabeto;
- Discriminação auditiva;
- Memória;
- Atenção;
- Imaginação.
VARETAS
IDADE = A partir de 6 anos
MATERIAL = 40 palitos de churrasco e durex colorido.
ATIVIDADE
O condutor deverá encapar os palitos com os durex da seguinte forma: 20 vermelhos, 12 amarelos, 5 verdes, 3 laranjas e 3 azuis. Depois de todos encapados, um jogador deverá segurar todos os palitos em pé, no centro da mesa, logo após deverá soltar todos os palitos para que caiam em desordem. Cada jogador em sua vez tentará retirar uma vareta, sem mexer nas restantes, se isso acontecer, o jogador passará a vez para o seguinte, até que não sobre nenhuma vareta. Depois é só contar os pontos para ver quem será o vencedor. Os vermelhos valem 3 pontos, os amarelos 5 pontos, os verdes 10 pontos, os laranjas 15 e os azuis 20 pontos.
OBJETIVO
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Coordenação;
- Cores;
- Destreza;
- Paciência.
VIGIANDO OS COLEGAS
IDADE = A partir dos 4 anos
MATERIAL = Papel e lápis
ATIVIDADE
A professora vai fazer uma lista com os nomes dos alunos da sala e vai pedir para que eles vigiem seus colegas contando e anotando (simbolicamente: com bolinhas ou tracinhos) quantas vezes cada um conseguirá fazer determinada tarefa que a professora determinar, por exemplo: bater a bola seguidamente, pular corda. Esta é uma atividade ótima para relacionar os números com a quantidade.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Contar;
- Recolher e anotar dados;
- Representar em algarismo a quantidade indicada.
VIVOS E NÃO-VIVOS
IDADE = Dos 4 a 8 anos
MATERIAL = Papel cartão, revistas, cola, tesoura e contact.
ATIVIDADE
O professor introduzirá com a aula se seres vivos e não-vivos, após a explicação o professor pedirá as crianças que procurem nas revistas seres vivos e não vivos, após acharem deverão recortar e colar no papel cartão e com auxílio da professora (dependendo da idade) escreverão em baixo se é um ser vivo ou não-vivo. Depois que todos já tiverem achado bastante a professora passará contact e colocará todas as peças para baixo e pedirá aos alunos que tentem achar as figuras de um mesmo grupo vivo ou não-vivo.
OBJETIVO
- Integrar a sala;
- Assimilar o conteúdo dado;
- Coordenação;
- Atenção;
- Observação;
- Pensamento crítico;
- Separação e classificação;
- Resolução de problemas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário