Páginas

15 de abril de 2012

Origem de Bagé


Os primeiros habitantes foram os índios. Que ao chegarem, construíram suas casas e deram ao local, o nome de Santa Tecla. Isso aconteceu até o ano de 1750.
Diz a lenda que o nome Bagé deriva de um velho cacique,IBAGÉ, que em fins do século XVIII existia nesta cidade. Conta ainda que IBAGÉ faleceu em idade avançada, tendo sido sepultado em um dos cerros.
Mas, também há outra possibilidade que designa a origem do nome: ypagê, ybagê, Ibagé e Bagé, que quer dizer cerros.
Em 1752, vieram morar nesta região, portugueses e espanhóis. Foi necessário separar as terras que eles tiveram, pela primeira vez, na região de Bagé.
As terras de Bagé ficaram do lado dos portugueses, mas esses, depois de marcar a fronteira, foram embora, deixando a terra abandonada.
Em 1773, os espanhóis, que queriam aumentar as suas terras, invadiram nossos campos e fundaram o Forte de Santa Tecla. Quando os portugueses ficaram sabendo da invasão dos espanhóis retornaram e lutaram para expulsá-los. Esta luta durou 40 dias, terminando com a vitória dos portugueses.
Em 1811, se formou aqui um povoado.Alguns soldados portugueses chefiados por D. Diogo de Souza e suas família, construíram uma capela com a imagem de São Sebastião que é o padroeiro de nossa cidade. A vila tornou-se cidade em 1859. Além dos portugueses, espanhóis e índios, outros povos contribuíram com a nossa região. Eram trabalhadores alemães, italianos, árabes, japoneses e negros que vieram como escravos para trabalhar nas grandes fazendas.
E foi com o trabalho de todos, imigrantes e bajeenses, que nossa cidade cresceu, progrediu e hoje é chamada de RAINHA DA FRONTEIRA.

Nenhum comentário: